domingo, 6 de maio de 2012

Boas idéias têm endereço




Pode confessar: toda vez que você posta algum conteúdo na internet, espera retorno ou repercussão. Uma frase, opinião sobre política ou foto que exigiu empenho e um pouco de genialidade. Talvez o sucesso de um perfil online ou um site esteja justamente no caráter inédito e surpreendente. Em meio a um sem fim de links e redes sociais, a novidade só é compartilhada se realmente for nova.
Aí entramos no mérito da cauda longa, conceito criado na década de noventa por Chris Anderson para abordar a força de pequenas marcas na democracia da web. Em resumo: a aposta em nichos, em público menores, mas cativos.
Se juntar a vontade que todo mundo tem de ser formador de opinião, somado aos pequenos públicos e as opções infinitas da web, temos, como conseqüência, boas idéias. Muitas delas vem de uma plataforma de blogging criada em 2007 e que conta hoje com mais de 3 milhões de usuários. O TUMBLR (lê-se tâmbler) é um meio-termo entre o twitter e o wordpress e o blogger. Os usuários podem seguir outros, favoritar e até compartilhar em blogs semelhantes. O conteúdo: imagens, fotos, vídeos, links...tudo que for permitido e que agrade.
Em pouco tempo, o Brasil se apropriou com criatividade do tumblr. Diariamente, usuários mais dedicados atualizam as páginas. E tem de tudo, para todos os gostos (lembram da “Cauda Longa”?). Para quem se interessar, o Drops Cultural segue agora a tendência da web, e compartilha com os leitores alguns endereços de boas idéias!

As melhores – e mais inusitadas – capas de discos nacionais de várias épocas. Idéia de uma jornalista mineira, a @priscilabrito. Vale pelo arquivo, os clássicos e a breguice de alguns artistas.

A cidade se comunica com os pedestres através de mensagens e frases escritas nos muros. Os seguidores podem mandar fotos para incrementar o belo acervo do @olheosmuros.

@marcelocidral traduz os sentimentos e reações frente à diversas situações de forma bem-humorada, com gif’s e fotos.

E se um trecho da sua música favorita extrapolasse as notas e sons. @sarapateo transforma em ilustrações bem criativas os refrões e frases das melhores músicas do cancioneiro popular nacional e internacional. Alguns posts viraram até camisetas.

Felipe Menicucci é jornalista, formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente trabalha como repórter da TV Integração, emissora afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora, MG.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.