terça-feira, 15 de abril de 2014

Saca: Arte para Resistência e Copa Rebelde dos Movimentos Sociais




Na Cidade de Exceção, a regra é o lucro e a exceção são os direitos da população.

                  "Como foi muito bem apontado pelo Deputado Estadual carioca, Romário, “A FIFA é um Estado mais soberano do que o Estado brasileiro, dentro do próprio território brasileiro”. Essa declaração é mais fácil de ser entendida se partirmos do conceito de Cidade de Exceção.
                  A Cidade de Exceção é um termo que traduz uma série de medidas excepcionais para um fim específico de mercado. Para realizar uma operação de interesse de grupos empresariais e enriquecimento de membros do poder público, são criados novos estatutos, novas leis, que simplesmente ignoram a Constituição, Direitos civis e outros códigos que foram criados para garantir direitos ao cidadão brasileiro. Em outras palavras, são Leis de Exceção, que interferem na organização e utilização do espaço público das cidades. Por isso o termo Cidade de Exceção: as cidades que receberão a Copa do Mundo de 2014, terão de ABANDONAR Direitos Civis, Constitucionais para dar lugar á um novo código de leis que beneficiam apenas grandes empresas multinacionais parceiras da FIFA, e a própria FIFA, é claro.              
Os exemplos são muitos: terrenos de interesse social transferidos para a utilização de obras de infraestrutura da copa (estacionamentos, boulevards de multinacionais, parques e áreas de lazer de alto padrão para atender turistas, etc.); milhares de famílias desalojadas violentamente em nome da construção de estádios de futebol; proibição de expressões culturais legítimas brasileiras em nome do interesse de empresas de alimentação ligadas á FIFA; Enfim, seria tedioso listar aqui todas as injustiças causadas desde que o Brasil foi escolhido como sede do megaevento[1].
                  Fica claro então á serviço de quem os governantes estão agindo, sejam eles de qualquer partido: mandam a polícia fechar o cerco nas periferias e favelas, com as UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora) para garantir a repressão daqueles que se levantarem contra a demolição de suas casas, enquanto doa estes terrenos para empresários ricos da construção civil associados á FIFA; abre as portas ás empresas de alimentos do estrangeiro enquanto manda a polícia reprimir trabalhadores ambulantes; reprime, prende e criminaliza os lutadores que corajosamente se enfrentam contra o grande desaforo que a Copa trará para a maioria dos brasileiros."




[1] Para ver em detalhes os impactos gerados pela preparação da Copa no Brasil, ver “Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa” (disponível em: http://comitepopulario.files.wordpress.com/2011/12/dossie_violacoes_copa_completo.pdf)

Fonte:
Coletivo ABECEdário - Tema: Copa Pra Quem?

Terá um evento político-cultural no dia 26.04 na Sacadura Cabral, periferia de Santo André-SP para proporcionar mais reflexão e debate a respeito da atual conjuntura.

Além das atividades, aproveitarei momento também para descontrair e disponibilizar parte da pesquisa musical de Rap e Funk Batidão, vulgo Proibidão. Contaremos também com um MC, que elaborou sete letras de sons para o dia e no dia farei a base sonora para ele.




Para melhor situar os interessados que ainda não conhecem a Sacadura Cabral, compartilhamos um panorama básico elaborado a partir de fontes orais

"A Saca e a palmares foram ocupadas mediante a proximidade do terreno com as indústrias da região do ABC, a construção do bairro foi feita sem planejamento e permaneceu dessa forma nas décadas de 1970, 1980, quando alguns grupos de moradores, o MDDF (Movimento pelo Direito dos Favelados), e grupos da igreja católica que lutavam por moradia, Cebs, pastoral operária e etc, iniciaram um processo de luta no ABC. No fim da década de 1980, várias favelas do ABC lutavam pela urbanização e saneamento básico das áreas ocupadas. Foi na década de 1990 depois de várias manifestações, passeata, produção de documentos (vídeos, fotos, relatos, gravações, escritos), treta com a prefeitura e etc, que no mandato do prefeito Celso Daniel do PT, lançou um projeto de urbanização pras favelas do ABC, algumas famílias foram para prédios de habitação, urbanizou boa parte da favela, alguns moradores tem escritura das casas, mas a favela já cresceu de lá pra cá e algumas áreas ainda são bem precárias. 

Hoje ainda existe atuação esporádica do MDDF, organização mínima entre os moradores, centro comunitário. Mas a maioria da população é grata incondicionalmente ao PT  e ao Celso Daniel e perdem a instiga pra luta."



Esperamos vocês para somar conosco por lá!

*****

Copa Rebelde dos Movimentos Sociais

Neste final de semana ocorreu a segunda Copa Rebelde dos Movimentos Sociais na frente da estação ferroviária Julio Prestes, em São Paulo. O local que estava ocioso devido os movimentos do projeto Nova Luz e, segundo organizadores do torneio, recentemente, o governo do Estado anunciou a desistência da construção da obra. 

O evento foi organizado pelo Comitê Popular da Copa de São Paulo, junto de movimentos sociais e coletivos parceiros, de forma horizontal. Uma das propostas deste torneio é ser alternativo ao megaevento gerido pela FIFA, é um ato político feito e apropriado pelo povo com diversas atividades culturais gratuitas e aberta: capoeira, espaços para as crianças, DJ's, MC's, teatro... 




É importante ressaltar que a própria população do entorno colocou dois pares de traves no espaço para fazer o uso popular do espaço, montamos apenas o terceiro campo para o uso livre enquanto ambas quadras eram utilizadas para o torneio. 



Foto de Sérgio Silva
Fonte: http://coparebelde.wordpress.com/
No campo eram cinco jogadores em linha e um no gol de cada time. Os jogos não tiveram juiz, mas houve arbítrio com consciência, não sendo tolerado injustiças e no caso de alguma penalidade, os próprios jogadores e torcida paravam o jogo. Se persistisse alguma agressão, dependendo da gravidade era designado alguém para ser juiz ou os responsáveis pela confusão eram retirados do torneio.


No dia 15/12/2013 teve a I Copa Rebelde dos Movimentos Sociais




E nos dias 12 e 13.04.14, a segunda edição da Copa Rebelde dos Movimentos Sociais


Se vos interessar ter outras informações, segue algumas reportagens:


http://www.tvt.org.br/watch.php?id=16196&category=208


Confiram os álbuns com as fotos do torneio:





Outras informações em:  

Soraia Oliveira Costa, mestranda em História da Ciência (UFABC), bacharel e licenciada em Ciências Sociais (CUFSA/2009). Pesquisadora que utiliza de recursos audiovisuais, da fotografia e das oralidades para fazer análises do cotidiano, da transformação sensível, do cenário urbano, da natureza, do trabalho, dos transportes, do comportamento, da cultura e das manifestações artísticas. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata sobre a vila de Paranapiacaba.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.