quarta-feira, 6 de agosto de 2014

LENTES EM VERSOS, OU VERSOS QUE SE REVELAM...


"O que apreciar primeiro? Os shorts poems ou poesias-minuto de Jefferson ou as fotos de Fernanda? Eu respondo que tudo deve ser visto ao mesmo tempo, correndo o olhar por cada detalhe, minuciosamente, pois tudo se completa: o olhar fotográfico e o olhar literato.




Como cenário, temos a Lagos dos Patos, que banha São Lourenço do Sul – RS, um universo paradisíaco e mítico inspirador de romance e poesia.  Seriam as águas agitadas pelo vento que nos transportam para uma outra dimensão ou seria o sussurro da brisa da Lagoa que evoca e liberta os mais íntimos pensamentos?



Ao passear pelo livro – sim, passear, pois em cada página há uma viagem a ser feita – temos a nítida sensação acolhedora de sermos capturados e transportados para a foto. Quer seja através das palavras que dizem mais do que querem dizer, despertando em cada leitor o desejo de ali estar, apreciando ou se deixando levar... Quer seja pela beleza encantadora da paisagem. E que sensações brotam? Arrepios? Calor? Calafrios? Ou outras emoções?



Lentes em Versos ousa transformar em obra de arte o olhar artístico de Fernanda com o pensamento de Jefferson. E quer casamento mais perfeito? É como velejar nas águas doces da Lagoa, na música suave que embala a alma. E quem é mais poético? Ambos sintetizam sua arte, como se fossem um. Uno.
Este livro uniu sonhos. É mágico, como no fundo da lagoa – que, como diz na música de Kleiton e Kledir – onde dorme uma saudade boa.

Navegue no lirismo sentimental aqui revelado e aporte em seu destino. Boa viagem!" (Márcio Martelli, editor e escritor)




 Os autores:
Jefferson Luiz Moreira Dieckmann

Técnico especializado em telecomunicações atuou na implantação de sistemas que alavancaram as áreas de energia elétrica e da meteorologia no estado do Paraná. É também advogado, formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Gaúcho de São Lourenço do Sul, nascido às margens da imensa e bela Lagoa dos Patos, é na terra dos pinheirais que se dedica às atividades profissionais, encontrando nas ruas de Curitiba, inspiração para a sua obra poética. Atento a detalhes, tem, na observação da vida e das pessoas, o material para seus textos que, normalmente curtos, procuram expressar pensamentos e sentimentos com poucas palavras.

Fernanda Eliza Eick

Natural de São Lourenço do Sul – RS, cresceu à beira da Lagoa dos Patos, fonte inspiradora para a criação de suas peças artesanais, na qual é apaixonada e se dedica desde criança.  
Porém, foi com o retorno a sua cidade natal, depois de uma década residindo na capital gaúcha, que despertou para outra paixão: a fotografia.
Detalhista, perfeccionista e de profunda sensibilidade, o interesse foi crescendo devido ao incentivo dos amigos, que não poupavam elogios aos pequenos detalhes captados e registrados por suas lentes, atualmente focadas na paisagem composta por cores e beleza exuberante das praias de água doce desta pitoresca cidade, onde também se respira romantismo e poesia.


Blog:
http://jdieckmann.blogspot.com/


SERVIÇO: O Lançamento do livro LENTES EM VERSOS, será no dia 09 de Agosto, às 19:00hs, no Coré Bar e Restaurante.
Rua Barão do Rio Branco, 438 - Curitiba.


                                               *********** 




Izabel Liviski, é fotógrafa e doutoranda em Sociologia pela UFPR. Pesquisa História da Arte, Literatura e Artes Visuais. Escreve na revista ContemporArtes desde 2009, editando a coluna INCONTROS quinzenalmente.
Contato: <izabel.liviski@gmail.com>


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.