domingo, 26 de setembro de 2010

Especial XIV ENEARTE - Exposição 14 X Arte - saiba como foi...



No segundo dia de especial XIV Enearte,  falaremos da Mostra Científica Interativa 14 X Arte - Contemporartes no XIV Enearte - Ouro Preto 2010. A mostra aconteceu em 20, 21 e 22 de setembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto e teve a presença de colunistas e editores-assistentes da revista Yone Ramos, Talita Araujo, Juliana Teixeira e dos coordenadores Ana Maria Dietrich e Vinicius Rennó. A jornalista Maristella Paiva, diretora do radiodocumentário Sintonia do Silêncio  também compareceu nas oficinas como convidada da revista.

            Entre os oficineiros estavam estudantes de arte de diferentes estados do Brasil que participaram das diferentes atividades apresentadas. No ENEARTE, segundo a organização, estavam inscritos mais de 1000 estudantes.

            A equipe ficou hospedada na República Beijinho Doce, uma república feminina de gentis estudantes da UFOP e puderam compartilhar mais de perto da rotina dos moradores da cidade. A república é localizada em uma área central da cidade, ao lado da Igreja do Pilar.

            
         
              Segundo o blog do evento:

"Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura" Assim escreveu Guimarães Rosa, e todos os amores requerem encontros. O XIV ENEARTE é este lugar de encontro. Encontro de linguagens, encontro de artes, de estados, sotaques, encontro de emoções, reflexões, e principalmente encontro de seres humanos. Por este motivo, convoco todos à uma reflexão sobre este encontro. VISUALIZEM : mais de mil pessoas no mesmo lugar pensando, discutindo e produzindo arte, mil pessoas que serão os futuros geradores de cultura e educação no Brasil. O que temos ? Um vulcão ainda manso, mas que bem aquecido pode entrar em erupção".


           A equipe mostrou uma exposição de banners de 2X2m com os melhores textos publicados nas colunas da revista em 14 formas de arte/ difusão artística que são: dicas culturais, humanidades, cinema, teatro, crítica humanística, poemas, crônicas, palavras do autor, contos, análise literária, música, fotografia, artes plásticas, bibliofagia. A ideia foi mostrar que a arte em sua diversidade pode abranger mais de um milhão de formas diferentes de expressão, 14 foi apenas um número simbólico escolhido em homenagem à edição do ENEARTE.

           A mostra teve também: saraus literários, mostras de filmes, radiodocumentários e debates sobre temas da humanidades. A Mostra teve apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC que elaborou a diagramação dos banners e os imprimiu. O artista autor das camisetas e folders foi o contemporâneo Felipe Menecucci.
     

MOSTRA CIENTÍFICA INTERATIVA - 14X  ARTE - Contemporartes no XIV Enearte - Ouro Preto -2010
Local: Centro de Convenções

1º Dia - 20.9 - 9h às 12h –
No Auditório Centro de Convenções, houve a apresentação da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural e explanação de quem eram os colunistas e a proposta de suas colunas. Em seguida,  Vinicius Rennó e Yone Ramos coordenaram um descontraído sarau de poemas / contos / crônicas e todos os presentes foram convidados a declamar.







 

A tarde, a equipe foi ao Cine Vila Rica, localizado no Centro da bela Ouro Preto. Lá a Profa. Dra. Ana Maria Dietrich fez a palestra Arte, transgressão e Nazismo. Foi exibido um trecho do filme Arquitetura da Destruição. Em seguida, fomos convidados para um lanche pela organização do evento.

2º Dia - 21.9 | 9h às 12h
A manhã se iniciou com a palestra Arte no Muro de Berlim – debate comandado pela Profa. Dra. Ana Maria Dietrich.

Logo em seguida, houve uma atividade interativa na qual os participantes da oficina analisaram de maneira livre, diversas pinturas / inscrições e grafites do antigo Muro de Berlim.

Por fim, Yone Ramos e Vinicius Rennó continuaram a explicação sobre a proposta da revista, das colunas e dos colunistas - enfatizando as artes visuais presentes na revista - fotografia e artes plásticas.

3º Dia | 22.9 | 9h às 12h



Com a chegada dos contemporâneos da Universidade Severino Sombra, Talita Araújo, Filipe Batalha e Juliana Teixeira, a equipe ficou completa para o terceiro dia de oficina.
A manhã foi dividida em duas partes. Primeiramente, Maristella Paiva Cota fez  a apresentação do radiodocumentário Sintonia do Silêncio (direção Maristella Paiva Cota e Ana Paula Nunes), privilegiando os aspectos da produção do documentário.

Em seguida, fazendo um diálogo com a coluna Faz bem assistir Eduardo Coutinho publicada na Contemporartes e de autoria da Profa. Dra. Katia Peixoto, os estudantes de história da Universidade Severino Sombra, Talita e Filipe, fizeram a  apresentação e crítica do filme Edifício Master (2002) de Eduardo Coutinho.


Juliana fez uma dinâmica de grupo baseada no depoimento de Alessandra de Edíficio Master, questionando o que é verdade e o que é mentira no meio artístico e na sociedade e mostrando os limites tênues entre uma e outra.



Nesse mesmo dia, a repórter Maristella Paiva da TV Inconfidence entrevistou a equipe sobre a participação no Enearte.

                Além das atividades formais, a equipe também conheceu os museus e igrejas de Ouro Petro, provou da deliciosa comida mineira e teve a oportunidade de interagir com outros artistas-escritores-estudantes que estavam na   cidade. Agora, temos a ideia que a exposição siga de maneira itinerante para outros pontos do Brasil.

Ana Maria Dietrich, historiadora e profa. da UFABC, é coordenadora junto a Vinicius Rennó da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. contemporartes@gmail.com. Hoje excepcionalmente escreve o Drops Cultural em virtude do Especial Enearte.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.