Grupo de artistas e intelectuais


GRUPO CONTEMPORARTES

Ana Maria Dietrich é editora-chefe da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e coordenadora do ContemporARTES. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ LEPCON - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade certificado pela UFABC em parceria com a UFV, UFJF, UFF, UFPA, USS e UFBA. É professora adjunta da UFABC. Pós-doutora em Sociologia pela UNICAMP, doutora em História pela USP com doutorado sanduíche pelo Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim). Integrante Permanente da Pós Graduação de Ensino, História e Filosofia da Ciências e da Matemática (UFABC) Autora de Nazismo Tropical (Todas as Musas, 2012), Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007) e outros.
.








Izabel Liviski é fotógrafa e socióloga, com ênfase na área de Sociologia da Imagem e da Comunicação. Doutora em Sociologia pela UFPR, pesquisa História da Arte, Literatura e Cinema. É professora de Fotografia e de Estudos sobre Meio Ambiente. Escreve a Coluna Incontros na ContemporARTES desde 2009, e na atualidade, é co-editora, na mesma revista.



Vanisse Simone é graduada em Direito e Pedagogia, mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atua com  diversos temas, entre eles, política educacional, direito da criança e do adolescente, gênero, literatura, gestão escolar e educação superior. É professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFPR e pesquisadora do Observatório da Educação Superior da mesma instituição. É co-editora da Revista Contemporartes desde setembro de 2014.



Daniele Benicio é discente de Engenharia de Gestão da UFABC. É co-editora, na mesma revista, desde junho de 2015. Organiza as colunas Radar Lepcon e Espaço do Leitor.







Lucca Tartaglia é o tudo onde Deus é servido conceder-lhe que seja, em companhia dos anseios, desejos, moscas, mosquitos e outros elementos auxiliares do bom estado das casas e dos sonos. Gradua-se (ou Graduam-no) na Faculdade de Letras e Artes (mais uma que outra) da Universidade Federal de Viçosa. É colunista na ContemporARTES desde que se tem por isso. Desenvolve pesquisas na área de Literatura (Ocultismo em Fernando Pessoa – Ele Mesmo) e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).


Victor Thomaz é estudante de graduação do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da UFABC. É co-editor, na mesma revista, desde janeiro de 2017. Organiza a divulgação e a parte gráfica da revista.










Fábio Flora é autor de Segundas estórias: uma leitura sobre Joãozito Guimarães Rosa (Quartet, 2008) e escreve no blog Pasmatório. Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela mesma instituição, atualmente é revisor de textos da Editora da UERJ (EdUERJ) e professor de Língua Portuguesa da rede municipal do Rio de Janeiro.





Soraia Oliveira Costa, mestre em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, as transformações sensíveis, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte...Diretora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", sobre a vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu pela UFABC e pelo Centro Universitário Santo André.



Ana Valéria Celestino é uma historiadora brasileira que mora em Berlim (Alemanha). Realizou dois “estudos de História” uma vez no Brasil outra na Alemanha. Especializada em leitura de manuscritos, o que quase significa: “quanto mais ruim for o garrancho melhor”. Mas vida quis a tradução, trabalho que exercia durante os estudos e continua fazendo até hoje em Berlim.

Dentre as “realizações” organizou um arquivo pessoal com documentos inéditos no Instituto Ibero-americano em Berlim (ver artigo), a análise paleográfica de um manuscrito do século XI e, finalmente, saber o latim. Ainda por vir, a escrita de um trabalho historiográfico, o doutorado. 



Izabel Liviski (descrição acima)




Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sobre a direção de Antônio Benega.





Vanisse Simone (descrição acima)








Lucca Tartaglia (descrição acima)




Larissa Germano é formada em Direito e trabalha nesta área desde a formação em 1999. Pós-graduada em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito de Coimbra-PORTUGAL e em Direito Penal e Processual Penal pela instituição FMB de ensino. Funcionária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2005 e ocupa a função de assistente judiciário. Apesar da escrita ter sido sempre uma constante em sua vida, forma de expressar, lidar e até se livrar de sentimentos e angústias, somente a partir de 2011 começou a se lançar na literatura com mais afinco - ano em que apresentou um recital em Paranapiacaba (Santo André-SP), declamando poesias entre uma e outra canção. Então, deixou aflorar sua verdadeira vocação: a escrita, à qual se dedica diariamente, a maior parte das vezes através do Facebook (rede social que usa como laboratório de escrita). Ano passado , por sua própria conta, lançou seu primeiro livro, cujo título é “Cinzas e Cheiros” - um livro de poemas.  Participa dos saraus da região  e atualmente trabalha em alguns projetos literários individuais. Nos últimos anos, tem também se dedicado à música. Seu blog: http://naoapenaspalavras.blogspot.com.br/







Augusto Lopes Ferreira é historiador pelo Centro Universitário Fundação Santo André - CUFSA. Atuou como professor de História na rede estadual e privada.  posteriormente migrou para Saúde mental, tendo atuado em República Terapêutica Infanto Juvenil e atualmente no Programa De Braços Abertos. Amante das musicalidades, estuda e treina percussão, violão e os ouvidos.





Wanda Camargo é graduada em Física e Engenharia Civil, especialista em técnicas de Aprendizagem, mestre em Ciências Geodésicas (UFPR). Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná, onde foi Chefe do Departamento de Informática, Coordenadora de Curso e de Extensão, representante de sua classe docente no Conselho de Administração. Atualmente é assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil, onde já exerceu os cargos de Presidente da Comissão Central do Concurso Vestibular e Diretora Acadêmica. É coordenadora dos Projetos UniBrasil Futuro, Academia UniBrasil, UniBrasil nas Escolas e demais projetos culturais. Autora e coautora de diversos livros, todos na área educacional.



Maurício Waldman é jornalista, antropólogo, pesquisador, editor, consultor ambiental e professor universitário.  Como ativista, Waldman distinguiu-se em diversas mobilizações, em especial no movimento ambientalista. Waldman atuou como colaborador de Chico Mendes e participou em entidades e organizações como o Comitê de Apoio aos Povos da Floresta, Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo e Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI, São Paulo e Rio de Janeiro).








Rafael C. Braga mergulhou no universo da poesia no ano de 2003. Desde então, sob o pseudônimo Victor Canti,  tem se dedicado à criação poética em diversas esferas, já tendo participado da publicação de fanzines, blogs literários e vídeo-poesias. Em 2013 publicou seu primeiro livro de nome Pensar em Pensar, e foi um dos autores em destaque da 3ª Bienal do Livro de São José dos Campos - SP. O poeta é formado em Filosofia pela UFABC.








Gabriel Gomes Munhoz é mestrando na UFABC em Filosofia, área que também possui fomração como bacharel e licenciado. Pesquisa a relação entre cultura de massa, cinema e política nos autores Siegfried Kracaeur e Walter Benjamin. Quando possível, faz fotografias e vídeos amadores direcionadas para temas da área de Filosofia, a qual é também professor Por último e não menos importante, estuda Relações Internacionais na UFABC.






Mariana Zenaro é graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem Pós-Graduação, MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos livres de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por dois anos e meio. Trabalhou em Museus, Arquivos e Instituições Culturais. Foi voluntária no Centro de Documentação e Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dá cursos e palestras sobre história da arte em fundações, centros culturais.